1) Criação da ideia do Evento:
Um evento sempre nasce com uma temática inspirada em fatos, histórias ou datas comemorativas, bem como com objetivos sólidos que precisam ser colhidos como resultado final. O diretor artístico tem como principal função alinhar todas as expectativas com uma linguagem clara que seja a identidade da marca ou empresa realizadora.
2) Diagnóstico de Produção do Briefing do Evento:
O diretor terá responsabilidade de traduzir todas as propostas geradas pelo grupo de marketing ou de lideranças que são responsáveis pelo evento. Repassando todas as informações para fornecedores e outros membros da equipe como desenvolvedores, roteiristas, cenógrafos e equipes de TI.
3) Coordenação de Produção:
A direção artística poderá também ter papel fundamental ao lado do Produtor Executivo na coordenação e criação de todas as etapas de produção que deverão ser seguidas por todos os membros da equipe sempre auxiliando na visão única de como produzir para alcançar os objetivos e KPIs estabelecidos para o evento.
4) Supervisão da contratação das Equipes de produção :
Faz parte da direção artística a completa checagem e contratação de equipes que possam realizar o produto artístico com qualidade total. Para tanto a liderança artística bem como a condução dos briefings seguem uma única diretriz de produção para que não haja descontrole e nem desperdício de recursos contratados.
5) Supervisão detalhada de Orçamento :
O diretor artístico irá dar o aval para equipe de produção e contas a pagar para que o orçamento de produção seja bem avaliado e negociado com fornecedores, otimizando as informações de briefing para que os contratados sejam proativos ao máximo e garantam a qualidade de entrega de todas as etapas de realização.
6) Supervisão Estrutural :
Muitas vezes os eventos precisam construir ou adaptar estruturas para que sejam realizados. A construção de cenários, adaptação de anfiteatros ou estúdios de produção, deve passar pela supervisão artística do diretor artístico que também será responsável pelo acabamento visual e artístico do evento como um todo.
7) Planteamento Artístico :
A estrutura do evento deve seguir um padrão de receptividade . Isso se chama de WORKFLOW . Onde cada parte do evento deverá assumir um formato operacional e estar em um mapa de acontecimentos muito bem planejado para que toda a experiência seja assimilada por todos os participantes.
8) Captação de Imagens:
Seja em um evento ao vivo ou na captação de imagens gravadas o diretor artístico precisa ser responsável pela qualidade artística da produção, bem como o direcionamento de todas as equipes técnicas de video e áudio.
9) Criação, Edição e Pós Produção de Conteúdo:
Muitos eventos de Live Marketing precisam que haja a criação de videos para apresentação institucional, videos de lançamentos de produtos, videos comerciais ou até mesmo videos para ilustração de apresentações dos painelistas e convidados.
10) Entregáveis :
É também de responsabilidade do diretor artístico a completa avaliação e solicitação de refação se necessário de todos os "entregáveis" do projeto em tempo de realização como no caso de eventos, ou no caso de edições de videos e áudios.